Conhecimento sobre vendas
- Illuminium Nativis

- 24 de fev. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2025

Conhecimento sobre vendas
Como se pode vender algo que não se conhece?
Compraria a alguém que não conseguia explicar o que estava a vender?
Pois é…
Ao longo dos tempos tenho reparado que muitas vezes os funcionários não têm a devida formação para saber explicar o produto que pretendem vender.
Apesar de não serem isentos de responsabilidade no seu dever de estar informado, a maior responsabilidade é, sem dúvida, de quem contrata. Pois quem contrata tem a responsabilidade de dar uma formação adequada à função que é proposta aos seus colaboradores.
Por mais simples que possa parecer uma venda, não é só chegar e dizer ao cliente que tem o produto e vender.
Deixo aqui alguns exemplos:
Cosmética
Um creme facial específico para uma pele oleosa nunca pode ser utilizado para uma pele sensível ou seca. Iria causar danos físicos na pele, pois se a pele já era sensível ou seca não recebia a nutrição de que necessitava o que traria problemas de saúde ao cliente.
Alimentos
Alguém que tem alergia a algum tipo de alimento poderá ter um efeito muito nocivo ao ingerir o alimento de que é alérgico.
Se alguém for alérgico por exemplo à lactose e lhe for dado a consumir uma fatia de pão de forma (que tem na sua composição o leite) pode sofrer de um grave problema de saúde.
Estes são dois dos exemplos dos inúmeros que poderia dar.
O facto é que não sabendo o que se está a vender muitas vezes poderá estar-se a pôr em risco a vida de uma pessoa (adulta ou criança). Daí a necessidade de se fazer uma formação em que se possa ter um bom conhecimento do que se está a vender ao cliente.
Para além disso o conhecimento de vendas é muito importante no que diz respeito a qualidade dos seus produtos e serviços prestados.
O chamado de "jogo de cintura" para lidar com clientes mais exigentes, complexos e/ou desafiadores também tem uma grande importância no desempenho das suas funções como vendedor.
Lembre-se sempre, também, que a sua função é vender o seu produto/serviço e não a sua dignidade.

Comentários