Ouvir o seu cliente
- Illuminium Nativis

- 24 de fev. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2025

Ouvir o seu cliente
Para quem trabalha com o atendimento a clientes sabe que é essencial ouvir o cliente sobre as suas questões e necessidades de forma a poder ajudar na sua decisão final de compra.
Mas ainda mais importante é escutar o nosso cliente.
Não entendeu a diferença?
Eu explico.
Nós, diariamente, ouvimos os sons que nos rodeiam… o vento, os pássaros (quando os há), os carros, etc. Mas se os escutarmos podemos distinguir se o vento está forte ou não, que tipo de pássaro está a cantar, qual é a marca ou o tipo de carro (pese embora os carros, a meu ver, tenham perdido a sua identidade própria ao longo dos tempos, principalmente quando se começou a "misturar" marcas de motores de uma empresa com modelos de outras e mais ainda com os novos carros benefíciamente mais ecológicos os novos modelos eléctricos).
Essa é a diferença que faz toda a diferença.
Quando ouvimos o nosso cliente sabemos o que ele diz, mas quando o escutamos sabemos o que ele precisa e/ou pretende podendo, dessa forma, ser mais específico na hora de o ajudar a realizar a sua aquisição (seja de um bem ou serviço) de forma mais eficaz, eficiente e assertiva.
É isso que se pretende e que distingue um atendimento de elevada qualidade, personalizado e de excelência de um atendimento mediano. É, também, isso que faz toda a diferença na hora de o cliente se tornar num cliente satisfeito, que volte sempre e nos recomende a possíveis futuros clientes.

Comentários